Trinta e um paratletas de Rondônia conquistaram a oportunidade de representar o estado na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que será realizada em São Paulo no mês de novembro. A confirmação da classificação veio após a divulgação oficial dos resultados do “Meeting Paralímpico 2024”, realizado em Porto Velho no sábado (2) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), onde os participantes competiram em atletismo, natação e bocha. O Governo de Rondônia providenciou a logística para os estudantes, incluindo hospedagem e transporte terrestre, para que pudessem participar do “Meeting Paralímpico 2024”.
O “Meeting Paralímpico 2024”, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Federação Rondoniense Paradesportiva de Esportes do Estado de Rondônia (Frope), teve como objetivo celebrar o avanço da prática esportiva, contribuindo para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e proporcionando oportunidades de competição, além de destacar os valores do paradesporto brasileiro. O apoio do Governo contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria da Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee).
Na modalidade de atletismo, houve a participação de 19 paratletas em diversas categorias, incluindo 100m, 200m, arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, lançamento de pelota e prova de distância. Já na natação, quatro competidores disputaram provas como 50m e 100m livre, 50m e 100m peito, 50m e 100m costas, 400m livre e 100m borboleta.
Quanto à bocha, oito paratletas competiram e garantiram a classificação em diferentes classes: BC1, que permite assistência de ajudantes; BC2 sem assistência; e BC4 para deficiências severas que não recebem assistência.
Inclusão
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza um trabalho constante de capacitação para os professores da Rede Estadual, com foco na inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades que garantam o acesso e a participação dos alunos com necessidades especiais. Além disso, estão previstas clínicas ao longo deste ano, em parceria com o CPB, para capacitar os professores de Educação Física visando as competições.
Anualmente, o Estado também promove a etapa paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia, que serve como classificatória para as competições em nível nacional. Adicionalmente, a secretaria oferece o Programa Hora Extra Treinamento, que pode complementar a carga horária direcionada aos professores.
Conforme Evangelista Araújo, coordenador da Cefacee, os professores da Rede Estadual estão atentos à aptidão dos alunos, inclusive daqueles com potencial, e desenvolvem atividades mais específicas.
Ele ressalta a importância do desenvolvimento esportivo, especialmente durante a fase escolar, pois proporciona aos alunos a oportunidade de experimentar modalidades esportivas com as quais muitas vezes não tiveram contato anteriormente.
Ana Lucia Pacini, responsável pela pasta, destaca que a orientação mais precisa das atividades por parte dos professores tem gerado resultados positivos. Ela enfatiza que, com uma estratégia bem definida, é possível oferecer oportunidades para os alunos vivenciarem competições em nível nacional, ampliando as opções disponíveis para eles. Pacini ressalta ainda que o esporte é uma ferramenta para que os estudantes com deficiência alcancem empoderamento e superem seus limites.
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Governo do Estado de Rondônia