O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) presenciou um momento histórico na formação de instrutores de trânsito na segunda-feira (4), em Porto Velho, com a entrega do Certificado de Instrutor a Fabiano de Souza Oliveira. Esse marco não apenas celebrou sua bem-sucedida conclusão do curso de Formação, mas também o notável feito de se tornar o primeiro instrutor cadeirante de trânsito do Brasil. O curso, pioneiro e autorizado pela Portaria n° 631/2023-Detran-RO, foi ministrado pela Temática Cursos Especializados em Trânsito.
Ao longo de dois meses de dedicação intensa, Fabiano completou 180 horas de capacitação, culminando em sua formatura em novembro de 2023. Os instrutores-avaliadores Edson Moreira e Wanley Marques testemunharam a habilidade de Fabiano, que, apesar dos desafios enfrentados, obteve a nota máxima no exame.
Léo Moraes, diretor-geral do Detran-RO, destacou que esse marco não apenas evidencia a superação pessoal de Fabiano, mas também ressalta a importância da acessibilidade no trânsito e a capacidade de todos contribuírem para a segurança viária. Ele afirmou: “O instrutor está abrindo caminho para uma era mais inclusiva no trânsito de Rondônia, promovendo igualdade de oportunidades para todos”.
Após um acidente de moto que o deixou paraplégico em 2002, o instrutor, que é aposentado e formado em Serviço Social, já está se preparando para se graduar em Educação Física. Ele encara o desafio com tranquilidade e alegria, ciente de que sua jornada como instrutor oferecerá suporte a outros com limitações físicas, possibilitando o acesso à habilitação com segurança.
A formação e atualização de cursos especializados e profissionalizantes para o trânsito seguem as diretrizes estabelecidas pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e são oferecidas pela Escola Pública de Trânsito (EPT) ou por empresas especializadas.
Para aqueles que desejam se tornar instrutores de trânsito e contribuir para a segurança e conscientização dos condutores nas vias públicas, o curso de Formação de Instrutor de Trânsito tem uma carga horária de 180 horas/aula. Durante o curso, os alunos adquirem conhecimentos sobre Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito, Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito, entre outros.
Critérios para candidatar-se:
– Ter mais de 21 anos;
– Ter concluído o ensino médio;
– Ter sido aprovado em avaliação psicológica com fins pedagógicos;
– Possuir habilitação há no mínimo dois anos.
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Governo do Estado de Rondônia