A prevenção do câncer de colo do útero é uma das metas da saúde pública enfatizada pelo Governo de Rondônia. O ginecologista da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Duran Neto, destaca que as principais medidas preventivas da doença incluem realizar anualmente o exame preventivo de Papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero para identificar possíveis infecções ou alterações nos tecidos, além da vacinação contra o vírus HPV e o uso de preservativos durante as relações sexuais.
Em 2023, mais de 70.710 exames de Papanicolau foram realizados em Rondônia, conforme dados da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Para o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o mês da Campanha Março Lilás serve como um alerta sobre as precauções que as mulheres devem manter ao longo de todo o ano. Ele ressalta que a rotina de cuidados e consultas médicas anuais faz toda a diferença na saúde feminina. Rocha também destaca o compromisso em oferecer um serviço de qualidade com profissionais capacitados para atender a população.
Para realizar o exame de Papanicolau, as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde também podem receber a imunização contra o vírus HPV, principal causador do câncer cervical, e ser encaminhadas através da regulação para consultas médicas na especialidade de ginecologia na Policlínica Oswaldo Cruz.
A POC oferece integralmente serviços à rede pública estadual, incluindo consultas relacionadas ao climatério, investigação de alterações na patologia do colo do útero, coleta de amostras para biópsias e, quando necessário, a realização de cirurgias como Perineoplastia, Histerectomias, procedimentos vaginais, Ooforectomias, entre outros, que são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
QUAIS INDÍCIOS?
– Hemorragia e secreção vaginal fora do comum;
– Desconforto abdominal relacionado a problemas urinários ou intestinais;
– Menstruações mais longas que o habitual;
– Sangramento após atividade sexual e desconforto durante a relação.
PREVENÇÃO
A principal maneira de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família. Essa vacina pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de evitar a doença é reduzir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, utilizando preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser realizado regularmente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Governo do Estado de Rondônia