As bibliotecas municipais de Porto Velho estão preparadas para receber as crianças neste período de férias escolares. Elas dispõem de estruturas e um grande acervo de livros infantis para que os pequenos possam aprender se divertindo, além de diversas opções de leitura para os pais ou responsáveis atualizarem os conhecimentos.
Carlos Augusto, diretor da Biblioteca Francisco Meirelles, disse que o espaço está funcionando normalmente, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.
A biblioteca disponibiliza oficina de desenhos, pintura, leitura e muitas dicas de autores renomados para as crianças que gostam de ler. Ali também são atendidos os alunos inscritos nos projetos “É Tempo de Inclusão” (para deficiente visual), e “Clube de Leitura Infantil”.
“Estamos de braços abertos para atender a nossa comunidade. Convidamos os pais para que tragam os seus filhos para participar de nossas atividades”, completou Carlos Augusto.
SALA DE LEITURA
Na Biblioteca Viveiro das Letras, o quadro de servidores também está reduzido por conta das férias, mas o atendimento ao público acontece normalmente, das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira. Eles dispõem de um cantinho especial, que é a sala de leitura infantil, sempre bastante requisitada no período das férias escolares pelas crianças que amam a literatura.
“Os pais ou responsáveis podem trazer às suas crianças que teremos o maior prazer em recebê-las e proporcionar um espaço bem agradável para elas e aos adultos também”, afirmou o diretor Alexandre Dourado.
A sala de leitura infantil cabe de 15 a 20 crianças por vez e também conta com um grande e variado acervo de títulos literários apropriados para divertir a garotada. Cerca de 400 crianças são atendidas mensalmente na biblioteca, que também disponibiliza espaço aos que estão se preparando para concurso público.
IMPORTÂNCIA
Ambos os diretores reconhecem a importância da literatura infantil no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Afirmam que os pais ou responsáveis precisam incentivar as crianças a criarem o hábito da leitura, apropriados para a idade dos pequenos, fazendo com que deixem um pouco de lado os joguinhos eletrônicos e embarquem no mundo da aventura e da imaginação através da literatura.
De acordo com especialistas, quando os adultos incentivam o hábito da leitura, contribuem para que as crianças aprimorem a atenção e aspectos socioemocionais, entre outros pontos essenciais para que se tornem adultos emocionalmente saudáveis.
BRAILLE
Carlos Augusto informa ainda que a Biblioteca Francisco Meirelles está preparada para atender crianças e adultos com deficiência visual, cegas ou com baixa visão. Uma sala foi especialmente preparada e equipada com materiais pedagógicos para essa finalidade.
Na sala são disponibilizados centenas de livros em braille, livros com letras ampliadas e audiolivros, impressora braille, lupa eletrônica e computadores adaptados, entre outros, como por exemplo o OrCam MyEye, um óculos de inteligência artificial que escaneia e transforma textos em áudio.
ENDEREÇOS
A Biblioteca Francisco Meirelles está localizada na rua Dom Pedro II, nº 826, Centro. O telefone para contato é o (69) 3901-3030.
A Viveiro das Letras fica na rua Jatuarana, bairro Cohab, na zona Sul da capital de Rondônia.
Fonte: SMC