Divulgado nesta semana, o novo Atlas Geográfico Escolar elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi alvo de polêmica nas redes sociais por mostrar o Brasil no centro do mapa-múndi.
A representação contém ainda uma marcação dos países do G-20 (grupo das maiores economias) e das nações que têm relação diplomática com o Brasil.
Estamos acostumados a observar o mapa com os continentes Europeu e Africano no centro, todavia a inovação está em consonância com a atual presidência brasileira do G-20. “A emergência do Sul Global acompanha o reposicionamento do Brasil no mapa-múndi”, afirmou o presidente do IBGE, Márcio Pochmann.
Confira curiosidades sobre o mapa “brasilcêntrico” do IBGE que respeita inteiramente nossa diplomacia.
- As Ilhas Malvinas e Ilhas Geórgias do sul e Sandwich do Sul são reconhecidas como território argentino, não britânico.
- Brasil não reconhece a independência do Kosovo.
- Brasil não autoriza a República Saaraui Democrática, então tá tudo em Marrocos.
- Brasil não reconhece os território da Crimeia como parte da Rússia.
- Brasil reconhece Taiwan como parte da China Popular
- Brasil reconhece toda a ilha de Chipre como um único país, não reconhecendo o Chipre do Norte.
Ainda, o Atlas Geográfico escolar (altas em que está presente o novo mapa mundi do IBGE) também destaca a Amazônia Azul no território brasileiro, não só a região que já está definida, mas também as reivindicações de expansão do Brasil.
Autor: Hiran Castiel