Há uma semana, o Rondonialive fez um editorial denunciando que a Lei de Acesso à Informação, no quesito de portal de transparência da Câmara de Vereadores não estava funcionado há quase um ano.
Depois da matéria, a Presidência da Câmara tentou se justificar e, após investigação instaurada pelo MPE/RO, o órgão legislativo resolveu apresentar parcialmente os dados.
O que foi revelado nos faz entender o que tentavam ocultar!
A nossa equipe, com exclusividade, se debruçou sobre os dados e se deparou com um total, em março de 2024, de 563 servidores comissionados.
Do total, a Câmara de Vereadores possui apenas 45 servidores efetivos (admitidos por concurso).
Isso nos dá ideia da desproporcionalidade entre comissionados e efetivos.
Os comissionados, em sua maioria, são pessoas ligadas politicamente aos Vereadores, muitos sem qualquer competência profissional ou formação.
A situação é absolutamente esdrúxula e chama a atenção.
Fora esses cargos que a Presidência da Câmara (e demais vereadores) tem à sua livre disposição, eles ainda tem outras contratações, por verbas indenizatórias, que não entram nesse cálculo de comissionados.
Também, as verbas indenizatórias, distribuídas por gabinete ou vereador não se encontram no Portal de Transparência recentemente apresentado.
O jornal fica à disposição do sr. MARCIO DO SITETUPERON (ou Márcio Pacele), atual Presidente da Câmara, para prestar informações adicionais.
O jornal seguirá com suas apurações e investigações na Câmara dos Vereadores de Porto Velho.
Autor: Hiran Castiel