Seissentos milímetros de chuva acumulados em algumas cidades e o Rio Taquari chegando a 33 metros de altura, maior marca em cem anos.
Esta é a situação de hoje do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas intensas e sem trégua nos últimos dias. o povo gaúcho enfrenta a maior enchente já registrada na história do estado, segundo a defesa civil. o governo decretou estado de calamidade e suspendeu as aulas na rede pública estadual.
Os temporais resultaram até então em 29 mortos e 60 desaparecidos
As precipitações não tem parado, impossibilitando assim o resgate das populações afetadas em áreas em que só é possível se chegar por via aérea.
O Presidente Lula e uma comitiva presidencial com cerca de 15 pessoas, desembarcou no estado gaúcho, seis ministros de estado; o comandante do exército, além de representantes das outras forças e de diversos órgãos do Governo Federal.
Há grande preocupação das autoridades com pelo menos 19 barragens que estão em estado de alerta ou atenção por causa das fortes chuvas e diante da calamidade enfrentada o governo local espera colocar toda a máquina pública a serviço do resgate das populações afetadas.
Veja imagens e contribua.